Além do cubículo: como a tecnologia conecta e otimiza a força de trabalho moderna

     

Antigamente, os funcionários precisavam se adaptar aos locais de trabalho. Agora, os locais de trabalho estão se adaptando aos funcionários e ao tipo de trabalho que deve ser feito. É por isso que trabalhamos ativamente para criar dispositivos que acompanhem as tendências atuais presentes no local de trabalho. Cada um tem sido cuidadosamente projetado e desenvolvido para garantir a segurança dos funcionários móveis, facilitar o gerenciamento pela equipe de TI e, principalmente, ser confiável, para que você possa se manter conectado independentemente de onde esteja.

O local de trabalho atual está em vias de sofrer uma mudança sem precedentes. Enquanto antes os funcionários tinham que trabalhar nos confins de um local de trabalho tradicional, as empresas estão cada vez mais se adaptando às necessidades e maior mobilidade dos funcionários. Este é o primeiro de uma série de artigos que abordam a evolução do escritório moderno e como a Dell está ajudando as empresas a ficar à frente da curva.

Houve um tempo em que o expediente de 8 horas era simplesmente o padrão mundial. Se os funcionários não obtivessem resultados no local de trabalho tradicional, azar o deles (e de seus empregadores). Quando as cargas de trabalho ultrapassavam o dia de oito horas, o tempo pessoal era inevitavelmente sacrificado. Mas a tecnologia mudou fundamentalmente essa dinâmica. Os efeitos são impressionantes: como os funcionários têm maior liberdade de decidir como e quando trabalhar, a produtividade é sempre alta. É uma mudança que as empresas não podem mais ignorar. Segundo o Estudo sobre a força de trabalho em evolução da Dell e da Intel®, 76% dos funcionários acham que a tecnologia teve uma influência significativa na maneira como trabalham nos últimos anos. A mudança está influenciando até mesmo a forma como as empresas atraem os maiores talentos: 80% dos funcionários mais jovens dizem que a qualidade da tecnologia disponível afetaria sua decisão de assumir um novo cargo. Não basta mais fornecer aos funcionários apenas um notebook ou desktop.

O local de trabalho está passando por uma revolução e não da forma como você esperaria

No fim das contas, a maioria dos funcionários usa vários dispositivos com diferentes fins durante o expediente.

Por quê? Um dos fatores é a expansão de escritórios sem divisórias, o que constitui o impressionante número de 53% das empresas. Embora os locais de trabalho abertos sejam muito elogiados por incentivar a comunicação e a colaboração, muitos consideram que esse formato onera a produtividade e criatividade. Os funcionários cada vez mais procuram a tecnologia para enfrentar esses desafios. Eles relatam que são frequentemente interrompidos no escritório, e a pesquisa mostra que quem lida com distrações constantes no local de trabalho tem maior probabilidade de usar fones de ouvido em sua mesa. Outro ponto negativo do local de trabalho sem divisórias é a falta de privacidade, o que pode inibir a conversa franca.
A pesquisa confirma que 51% dos funcionários ainda enviam mensagens instantâneas ou e-mails para colegas que estão fisicamente próximos em vez de falar diretamente com a pessoa. Embora a utilização de outros dispositivos possa ajudar, os funcionários dizem que outro segredo para enfrentar esses desafios é sair por completo do escritório

O trabalho remoto está em ascensão, e os funcionários não poderiam estar mais satisfeitos

A grande maioria dos trabalhadores de hoje valoriza um ambiente de trabalho flexível: quase três quartos consideram trabalhar em casa como um benefício adicional e mais de um quatro encaram isso como um direito. Também dizem que são tão produtivos em casa como no escritório— ou até mais. De fato, muitos empregadores reconhecem o que os funcionários também relatam: que a tecnologia móvel lhes proporciona a liberdade para se envolver mais com suas famílias sem preterir as responsabilidade profissionais. Curiosamente, essa é uma área na qual as empresas em mercados emergentes estão à frente. A maioria dos trabalhadores nos mercados emergentes conduz parte dos negócios de casa, e metade deles, no mundo todo, atualmente usa um dispositivo pessoal com fins profissionais. Quando as empresas não capacitam os funcionários a empregar outras tecnologias, os pesquisadores revelam que ainda assim eles encontram uma maneira. Em escritórios que não permitem dispositivos pessoais, os funcionários dizem que muitas vezes fazem uso deles sem o conhecimento da empresa, criando problemas de segurança para os departamentos de TI.

As empresas que fornecem aos funcionários as tecnologias e ferramentas para alcançar o sucesso colhem frutos

Sem dúvida, tanto as empresas como os funcionários enfrentam demandas significativas no local de trabalho de hoje. As empresas se adaptam às tendências e permitem que os funcionários trabalhem da forma mais conveniente para eles — o que os pesquisadores chamam de “trabalho baseado na atividade” — desfrutando de maior segurança e produtividade.

A Dell está à frente da curva no que diz respeito à criação de dispositivos que incorporem essas tendências do mercado. Do desenvolvimento de tecnologia com maior segurança para funcionários móveis até a ajuda à TI a atender melhor os funcionários que trabalham em casa, a Dell tem soluções inovadoras e confiáveis para tornar o trabalho mais amigável e produtivo. E isso deixa todo mundo feliz.

Leia mais do Estudo sobre a força de trabalho em evolução da Dell e da Intel®.