Agora é o momento de iniciar a implantação do Windows 10 – artigo um de seis

Scott Pittman, CIO da Dell

A implantação de um novo sistema operacional Windows é uma tarefa complicada. Pequenas ou grandes empresas têm muito a considerar: equilibrar os benefícios dos recursos e das funcionalidades do novo sistema operacional com os riscos da possível interrupção dos negócios, da resistência dos funcionários à mudança e dos custos. 

Ao considerar isso como uma mudança, as duas principais perguntas a se fazer é são:

      1) Os ganhos a longo prazo são maiores do que os riscos a curto prazo? Se sim,
     2) Qual é o momento certo de colocar isso em prática?

Dadas as vantagens do Windows 10 em relação às versões anteriores, minha equipe e eu chegamos a conclusão de que as respostas para essas perguntas eram, indiscutivelmente, SIM e AGORA. Para vocês que estão avaliando uma migração para o Windows 10 ou já estão nos estágios iniciais, ao longo desta série de blogs compartilharei os processos técnicos e os aspectos filosóficos à medida que a TI da Dell for implantando esse sistema. O planejamento detalhado, os prazos, os testes, os resultados das primeiras experiências do usuário e, principalmente, as etapas equivocadas: abordarei tudo isso em detalhes nas futuras publicações. Também destacarei as ferramentas e os produtos da Dell usados para avaliar nossa prontidão, fazer uma rápida implantação e tornar a adoção uma realidade.

Nossa decisão em adotar o Windows 10 veio destes quatro elementos principais:

O primeiro e mais importante: a segurança. O Windows 10 oferece um modelo de segurança eficiente integrado a uma base de boot seguro e UEFI de 64 bits, que inclui medidas de segurança (Proteção de Credenciais e Proteção de Dispositivo) avançadas. Estamos utilizando ambos os componentes: o primeiro para proteger contra ataques de pass-the-hash e o segundo para eliminar explorações, vírus e malware. A introdução desses e de outros recursos no Windows 10 tornou essa versão do Windows a mais segura de todas.

Produtividade. O Windows 10 foi lançado para os clientes no ano passado e já está sendo usado em mais de 300 milhões de dispositivos.  São muitas as chances de seus funcionários já estarem usando o Windows 10 em casa, o que torna o ambiente familiar e deve reduzir a resistência à adoção no trabalho.  O Windows 10 também incorpora alguns recursos de versões anteriores, incluindo o bem-vindo retorno do menu Iniciar. Outros aprimoramentos voltados para o usuário, como o Continuum (que facilita a transição do modo de desktop tradicional para uma experiência de toque imersiva do modo tablet nos populares dispositivos 2 em 1) e o Hello (biometria avançada) fazem do Windows 10 um sistema operacional interessante para inúmeros perfis de profissionais da empresa.

Gerenciamento. O novo modelo de entrega do Windows como um serviço da Microsoft oferece os mais recentes recursos e funcionalidades por meio de atualizações mensais e semianuais de forma a garantir que os sistemas dos clientes mantenham uma linha de base comum e segura. Acabou a espera por dois a três anos pela próxima geração de recursos.  A função remota e de autoinstalação do Windows 10 torna a implantação desse sistema operacional o mais rápida e eficiente possível, não apenas melhorando a experiência do usuário, mas também reduzindo significativamente o tempo e os gastos da TI ao evitar intervenções físicas e visitas técnicas.  A Microsoft também projetou o Windows 10 para garantir que as atualizações das versões anteriores do sistema operacional sejam mais confiáveis e eficientes.

Disponibilidade no ecossistema de dispositivos. O Windows 10 permitiu que os dispositivos façam parte de um ecossistema integrado de recursos (como o 365 e o OneDrive), tornando o acesso aos dados fácil e seguro, o que é fundamental para a força de trabalho móvel em rápido crescimento.

A Dell está comprometida a migrar 30% dos nossos endpoints do Windows para o Windows 10 até o fim deste ano-calendário e 100% deles até o fim de 2017. Como o mais recém-premiado parceiro de implantação do Windows 10 do ano pela Microsoft, sabemos que há um planejamento enorme para antes, durante e pós-implantação. Se você está começando a pensar na implantação do Windows 10 e está preocupado se é tarde, não se preocupe. Agora é a hora de se preparar e começar.