Como aumentar a adoção de RA/RV no local de trabalho

Por Daniel Newman, analista-chefe da Futurum Research

Conteúdo patrocinado pela Dell

Você já ouviu falar em aplicativos de realidade aumentada (RA) e de realidade virtual (VR)? Talvez você já tenha até investido em RA/RV para a sua empresa. Mas os seus funcionários usam mesmo essas tecnologias e tudo que elas podem oferecer? Ou ainda, eles chegam a usá-la?

A realidade aumentada combina recursos gráficos, textos e áudios a objetos e ambientes da realidade. Já a realidade virtual busca imergir o usuário em outro ambiente. As tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual no local de trabalho abrem caminho para otimizar o treinamento dos funcionários, agilizar a tomada de decisões e oferecer interconectividade no ambiente de trabalho.

Não sou o único que acredita que as tecnologias de RA/RV (e as combinações entre elas) serão amplamente usadas no local de trabalho até 2020. A questão é: quando isso acontecerá na sua empresa?

Adote a realidade virtual no mundo real com mobilidade

Há mais de 1 ano, eu discuti o potencial da realidade aumentada  (em inglês) para revolucionar a forma como trabalhamos. Citei Tuong Huy Nguyen, um dos principais analistas de pesquisa da Gartner, ao comentar sobre a utilidade da RA no ambiente com mobilidade para “aguçar os sentidos do usuário com instrumentos digitais”. Eu nem imaginava que levaria a RA para as massas com o Pokémon GO no ano seguinte. Esse aplicativo oferecia o que o Google Glass e o Microsoft HoloLens não conseguiram até o momento: a ampla adoção de uma tecnologia de RA.

O Pokémon GO demonstrou o sucesso de levar a RA para todos por meio de um dispositivo móvel comum. (em inglês ) Os usuários só precisavam de um smartphone para aproveitar a experiência exclusiva da realidade aumentada. Esse foi um dos motivos pelos quais o aplicativo se tornou tão popular.  Os jogadores do Pokémon GO não precisam investir nada nem usar headsets ou óculos esquisitos. Pessoas de todas as idades podem jogar, sem se preocupar com o equipamento. A Niantic, desenvolvedora do aplicativo, levou as tecnologias de RA/RV aos clientes do mundo real em um formato comercial e desejável.

Hoje em dia, as empresas podem fazer o mesmo. Basta apresentar seus funcionários a aplicativos de RA/RV, sem investimentos significativos nem custos de adoção. A adoção da RA/RV em aplicativos para dispositivos móveis pode ajudá-lo a implementar gradualmente a tecnologia no local de trabalho, sem que seus funcionários precisem enfrentar o medo do desconhecido.

Qualquer empresa que tenha uma política “traga seu próprio dispositivo” ou ofereça smartphones aos funcionários pode tentar usar as tecnologias virtuais em treinamentos internos, design, colaboração, experiência aprimorada do usuário e muito mais. Essas tecnologias não são destinadas apenas para empresas de tecnologia avançada ou aos pioneiros na adoção: os usuários diários de aplicativos de smartphone também podem usá-las. Se você quiser aumentar a adoção da RV/RA no seu local de trabalho, basta mostrar aos funcionários o que esses aplicativos para dispositivos móveis podem oferecer. Aposto que eles vão adorar!

Ludificação do local de trabalho com RA e RV

Por meio da ludificação, você pode facilitar a adoção da RA e RV. As marcas já descobriram os benefícios (em inglês) da ludificação de seus aplicativos para dispositivos móveis ou produtos, o que aumenta a participação do usuário e a fidelidade à marca. Agora, as empresas podem usar a mesma técnica para ajudar os funcionários a se sentir mais engajados com seu trabalho, mais motivados a concluir tarefas diárias e mais satisfeitos com suas funções.

Crie um sistema de RA para dispositivos móveis com quadros de pontuação ou elementos de jogos que reajam a objetos ou ações no ambiente real do funcionário. Ofereça aos funcionários com a melhor performance prêmios imediatos ou pontos que possam ser transformados em recompensas no futuro, como cartões-presente ou folgas. Ludifique os treinamentos de vendas e de serviço de atendimento ao cliente usando a RA para colocar os funcionários em situações reais para, em seguida, recompensar respostas e comportamentos corretos.

Priorize o treinamento em aplicativos de RA/RV

Se você quer ajudar a garantir a adoção de aplicativos de RA e RV, tenha o treinamento como foco. Contrate um novo membro para a equipe de TI, se necessário, para mostrar aos funcionários como a tecnologia funciona, como eles devem usá-la em atividades diárias e quais resultados você antecipa dessas novas práticas.

77% da geração Y afirma que está disposta a usar RA e RV em suas vidas profissionais, de acordo com um estudo sobre a força de trabalho do futuro da Dell. Mas eles talvez não conheçam aplicativos específicos ou não saibam como eles são relevantes para a vida profissional diária ou da empresa como um todo. Além disso, as gerações mais antigas talvez não sejam tão abertas a adotar essa tecnologia no local de trabalho. Apenas 47% da geração “baby boom” afirma que estaria disposta a usar produtos de RA e RV em suas vidas profissionais. Ainda assim, o treinamento certo poderia mudar esse pensamento.

Informe aos funcionários que as sessões de treinamento relacionadas a essas tecnologias estão disponíveis sob demanda (em tempo real) para ajudar a incentivar a adoção ampla. Algumas empresas são bem-sucedidas ao oferecer incentivos para funcionários que buscam oportunidades de treinamento, como sessões de treinamento pagas ou horários de programação flexíveis.

Conforme as novas tecnologias de RA e RV se tornam mais acessíveis (em inglês) e amplamente usadas, a sua empresa poderá investir em produtos de tecnologia mais avançada, como headsets Oculus Rift, Microsoft HoloLens, RV do Google Earth, Idealens e câmeras de 360 graus. Use essas tecnologias em treinamentos, demonstrações, tours, comunicações com funcionários ou na criação de protótipos. Não importa qual seja o futuro das tecnologias de RA e RV na empresa, certifique-se de que os seus funcionários estejam preparados para aproveitar ao máximo o investimento com ofertas de treinamentos iniciais, frequentes e para conveniência do funcionário.

Alinhamento com a equipe

Para aumentar a adoção da RA e RV, as empresas precisam criar uma cultura no local de trabalho que encare a utilização de novas tecnologias como uma forma de obter resultados, como aprimorar a empresa e facilitar o sucesso individual do funcionário. Na minha opinião, muitas empresas insistem em resolver problemas humanos com tecnologia. Em vez de utilizar as novas tecnologias como solução para problemas em suas funções internas e externas, entenda como a RA e a RV podem aprimorar a empresa e explicar para os funcionários como você chegou a essas conclusões. Explique por que a empresa quer usar a tecnologia de RA e RV, como isso será feito e a forma como isso beneficiará a empresa e seus funcionários. Se todos estiverem na mesma página, os esforços de adoção e participação dos funcionários poderão ser maiores.

Enquanto você aprende mais sobre as realidades aumentada, virtual e mista e descobre as diversas maneiras com que essas tecnologias podem aprimorar a sua empresa, não deixe de pensar nos funcionários. Ouça às perguntas, entenda as preocupações deles e dedique tempo e orçamento para otimizar seus esforços de treinamento. Considere integrar dispositivos móveis que usam aplicativos de RA/RV e jogos para facilitar a adoção. Avalie os pontos fortes e fracos da sua empresa conforme você utiliza seus produtos de RA/RV e analise o progresso feito em relação aos novos objetivos de tecnologia.

A incorporação das tecnologias de RA e RV pode levar um pouco de tempo e exigir esforços, mas faça de tudo para ampliar a adoção da realidade aumentada e virtual no local de trabalho. Não perca essa grande oportunidade! A concorrência já está aproveitando.