Quatro etapas para fortalecer a segurança da força de trabalho e enfrentar as ameaças cibernéticas em evolução

Pare de alimentar os cibercriminosos: evite ataques antes que eles ocorram

 O aumento de ransomware e como reforçar suas defesas.

Os cibercriminosos responsáveis pelas ameaças de segurança atuais têm uma caixa de ferramentas cheia de técnicas para explorar pontos fracos em aplicativos e infraestruturas. Malware, ataques com armas, phishing, serviços de compartilhamento de arquivos e vulnerabilidade no endpoint oferecem um campo fértil para ameaças avançadas que buscam invadir suas defesas e se instalar na sua rede.

Muitas soluções tradicionais são ineficazes na defesa das organizações contra as ameaças virtuais avançadas da atualidade. O ransomware é um bom exemplo. Quando o ransomware entra no seu computador, ele criptografa todos os arquivos com o que é basicamente um código indecifrável. A única maneira de desbloquear os arquivos é com o pagamento de um resgate. Uma nova variante de ransomware adiciona uma distorção irregular – em vez de apenas criptografar arquivos, ela criptografa todo o disco rígido, o que torna a recuperação ainda mais complicada e difícil.

Embora a segurança dos dados tenha se tornado alta prioridade para as empresas, muitos executivos não abordam esse assunto com tanta eficácia quanto as equipes de TI gostariam. Uma barreira importante é a falta de investimento nas tecnologias certas. De acordo com uma pesquisa da Dell, 53% dos tomadores de decisão em empresas de nível superior citam restrições de custo como motivo para não planejar a adição de recursos de segurança no futuro. E apenas uma a cada três empresas está muito confiante na capacidade de seus executivos dedicarem orçamento suficiente para essas questões nos próximos cinco anos.

É essencial garantir a segurança dos dados. Mas o que você pode fazer para reforçar suas defesas?

  1. Eduque os funcionários quanto às práticas de segurança on-line. Teste os conhecimentos sobre segurança deles com ataques de phishing internos e atividades de segurança interativas.

 

  1. Simplifique a segurança com soluções que consolidam autenticação, criptografia e prevenção de ameaças avançadas em um pacote integrado. Comparadas a ferramentas pontuais, as soluções integradas requerem muito menos recursos de TI para proteger dados e evitar malware.

 

  1. Use ferramentas antimalware eficazes que realmente previnam. A abordagem tradicional de “reagir e limpar” não funciona para muitos ataques, incluindo ransomware. Quando o malware é executado, já é tarde demais para fazer algo, a não ser pagar.

 

  1. Faça backups de todos os dados e software em um dispositivo de armazenamento que não esteja conectado à sua rede ou ao computador.

 

Os departamentos de segurança de TI estão travando uma batalha cada vez mais dura contra adversários sofisticados, e as ameaças avançadas, como o ransomware, estão crescendo rapidamente. Enquanto não há solução mágica para se proteger contra todas as ameaças, fica claro que soluções baseadas em assinatura não estão sendo eficazes. Abordagens novas e inovadoras para prevenir malware e proteger dados podem ajudar as organizações a defender seus ativos digitais sem prejudicar a produtividade ou a mobilidade.

Para mais detalhes sobre como fortalecer sua capacidade de segurança de endpoint e proteger seus dados contra ameaças avançadas, confira o informe oficial da Dell “Aumente sua segurança de dados de endpoint”.